Em parceria com o Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES) promove, pela primeira vez em Minas Gerais, o Startup Games.

Realizada pelo governo britânico, a primeira edição do Startup Games aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Desde então, cidades como Sydney, Singapura, Buenos Aires e Santiago recepcionaram o evento. Em 2016, foi a vez do Rio de Janeiro acolher a competição. Na ocasião, a maior delegação era mineira, totalizando 22 startups, entre elas as quatro primeiras colocadas da disputa: BeerOrCoffee, Virturian, Lett e Pris, respectivamente. As empresas estavam sendo aceleradas na terceira rodada do Seed, o programa de aceleração do Governo de Minas Gerais.

 
Esse ano, o evento ocorre entre os dias 15 e 17 de Setembro em Belo Horizonte na Praça da Liberdade. Devido ao sucesso das participantes mineiras e do contexto favorável de Minas Gerais no cenário do empreendedorismo e inovação mundial, a capital mineira foi a escolhida para receber a próxima edição do Startup Games.A competição envolve cerca de 50 startups e os maiores nomes do empreendedorismo do mundo em um jogo de compra e venda de ações. Além disso, oferece consultorias e mentorias com especialistas, oportunidade de conhecimento e networking para empreendedores que buscam inovação com rápido potencial de crescimento.

O maior objetivo do jogo é o encontro entre investidores e startups para gerar negócios. Na prática, funciona como uma bolsa de valores. As 50 startups brasileiras e estrangeiras recebem 100 ações virtuais e cada investidor, $1 milhão virtual. A meta de cada startup é vender o menor número de ações, de forma a aumentar o valor da empresa. Já o objetivo dos investidores é comprar ações de baixo valor, mas com futuro promissor.

Durante o Startup Games, os participantes também recebem dicas e estratégias para transformar suas startups em negócios bem sucedidos. O vencedor tem uma grande oportunidade de visibilidade, além de poder criar uma ótima rede de networking para seu projeto.

Compartilhe isto!