Tudo começou nos anos 1990, quando houve a primeira grande “bolha da internet”. Muitos empreendedores com ideias inovadoras associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram lucrativos e sustentáveis.
Foi no Vale do Silício (Silicon Valley), Califórnia, Estados Unidos, onde saíram as primeiras startups como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo!, Microsoft, entre outras.
Todas essas gigantes são exemplos de startups que deram certo, estão solidificadas no mercado e são líderes nos seus setores de atuação.
A definição mais atual para startup é: Startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Ter um um modelo de negócios repetível é aquele capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada, sem customizações ou adaptações para cada cliente. Estando ele disponível independente da demanda.
Ser escalável significa crescer cada vez mais, sem que influence o modelo de negócios. Crescer o faturamente, mas com custos crescendo bem mais lentamente.
Já um modelo de negócios escalável é aquele capaz de crescer para atender grandes quantidades de clientes. Assim sendo, a margem de lucro fica cada fez maior gerando mais riqueza.
Um projeto de negócio é uma Startup. Ainda não sabemos quem são os clientes porque o produto não está pronto porque está em constante evolução.
Uma Startup é laboratório para testar, aprender com os erros e feedbacks dos clientes e parceiros. O Empreendedor precisa assumir os riscos e se dedicar para conseguir a maioridade. Maioridade é um termo usado quando a empresa não precisa mais de uma incubadora.
Uma empresa sem um modelo de negócio definido é uma Startup. Sem conhecer seus clientes, precisa buscar a inovação e se adaptar ao novo constantemente.