A busca orgânica dos buscadores (busca feita pelo usuário que traz resultados não patrocinados), pode trazer vários resultados indesejados, como links contendo arquivos maliciosos e sites não seguros. Existem mais de 500 milhões de malwares* conhecidos, e muitos usuários acabam tendo suas máquinas infectadas ao realizar tarefas cotidianas, como usar buscadores convencionais.

O que acontece hoje, é uma falsa sensação de segurança que os sites de buscas passam para os usuários. O mais importante é prestar atenção no endereço do site (link) e verificar se é de uma fonte conhecida, pois criminosos cibernéticos utilizam links muito parecidos com os verdadeiros para fazer que o usuário acesse um site com conteúdo malicioso.

Como a busca orgânica é de extremo interesse por parte de empresas que investem em SEO*, pessoas mal intencionadas acabam atingindo milhões de pessoas usando as mesmas técnicas que melhoram o posicionamento de suas páginas nos resultados da busca. E os sites de busca, como Google, Yahoo! e Bing, aumentam a qualidade de seus resultados com base em critérios técnicos e de conteúdo, mas não marcam especificamente links potencialmente maliciosos para que o usuário os diferencie rapidamente.

Para evitar transtornos, em primeiro lugar, manter o antivírus do computador sempre atualizado, bem como garantir que o navegador esteja rodando sua atualização mais recente. Contar com uma proteção extra também é uma boa, como, por exemplo, ferramentas que ajudam a verificar a confiabilidade dos endereços listados na busca. Uma delas é o SiteAdvisor, que é gratuita.

Outro detalhe em que os usuários precisam prestar atenção são as URLs curtas, que podem mascarar o destino real de seu navegador. Essas URLs são, na verdade, links reais que recebem um novo endereço com o uso de serviços de encurtadores de URL, como o https://goo.gl, do próprio Google.

Além disso, extensões .gov e .org merecem cautela. Como sites governamentais usam .gov.br e entidades não governamentais usam .org.br, aqui no Brasil, deve-se atentar aos sites que são apenas .org – sem .br -, pois eles podem ser registrados sem documentação oficial.

É recomendado também que não deixe informações pessoais e fotos disponíveis no perfil público das redes sociais e tome cuidado ao clicar em links enviados por fontes desconhecidas.

O que é SEO?
O Search Engine Optimization (SEO), também conhecido como otimização de sites, é uma forma de aumentar os acessos de um site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
O que é malware?
Conhecidos também como malware, adware, cavalo de Troia e spyware. O termo malware é proveniente do termo em inglês MALicious software. Trata-se de um software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).
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