Para quem ainda não conhece: o Periscope faz transmissões ao vivo criado pelo Twitter. Como descreve a empresa, é o mais perto que chegamos de um teletransporte. Em dois toques na tela, estamos em algum lugar do mundo, vendo e ouvindo o que a pessoa do outro lado está vendo e ouvindo. Não é um vídeo gravado para YouTube. Não é um post pensado e repensado do Facebook. É vida real, imediata. Tudo pode acontecer e você acompanhando em tempo real. Os vídeos transmitidos ficam disponíveis posteriormente, mas apenas por 24 horas.
Como funciona o Periscope?
O Periscope funciona como um serviço de streaming para celulares e tablets. O usuário pode transmitir vídeos de onde estiver para sua rede de seguidores ou para o mundo todo. Os participantes podem interagir com perguntas ao vivo por uma caixa de texto ou enviar “corações” para transmitir aprovação ou outros sentimentos, que contribuem para as estatísticas que vão posicionar o vídeo.
Ao fim de cada vídeo o app mostra os dados daquele live, informações que podem ser úteis como: taxa de retenção, pessoas online (pela web e mobile) e favoritos (likes/corações). O aplicativo ainda permite que você utilize a câmera frontal e traseira em uma mesma transmissão, oscilando entre as duas sempre que necessário. As transmissões ficam disponíveis por até 24h, caso o usuário não delete seu vídeo.
É possível receber notificações sempre que alguém que você segue começa um novo vídeo. E se você quiser, também pode convidar seus seguidores a assistir alguma transmissão interessante, eles receberão uma notificação em seu nome para o streaming sugerido. Mas não se preocupe, as notificações podem ser configuradas nas suas preferências.
Como utilizar o Periscope
Você pode utilizar o Periscope para compartilhar com seus amigos e seguidores desde os inesquecíveis momentos da sua viagem, sua rotina, participação em eventos e até mesmo para criar seu novo programa ao vivo. Você pode utilizar o aplicativo de streaming como uma oportunidade de negócios e atrair novos seguidores, divulgar uma marca ou produto.
As celebridades também entraram na onda e fazem a alegria dos fãs ao compartilharem os bastidores de suas vidas pessoais e profissionais.
Periscope X Snapchat
O conhecido Snapchat já é queridinho entre muitos e tem uma proposta bem semelhante ao Periscope. As principais diferenças entre o Periscope e o Snapchat são: Não há limite de tempo nas transmissões do Periscope; O Snapchat não tem o objetivo de fazer transmissões ao vivo – ainda que ofereça o recurso para alguns canais e possibilite chamadas em vídeos para seus usuários; O Periscope foi criado exclusivamente para o formato de vídeo.
Além de sugerir suas conexões do Twitter, o Periscope lista os perfis “Mais Adorados” da rede. Aqueles que receberam mais corações durante suas transmissões. Deixando para traz até os que têm maior número de seguidores. Se quiser me adicionar por lá, o meu usuário no Twitter é: pierobrustin.