Em sua décima edição, o incrível evento reuniu mais de 30 comunidades de desenvolvedores, testers, gamers e desenvolvedores mobile. Estive no TDC dia 09  de Julho de 2016 na Universidade Anhembi Morumbi.

Com tantas boas opções de trilhas, escolhi a de Startups para participar do evento. Uma “trilha” é um evento de um dia inteiro sobre um tema específico. Foram discutidas as principais dificuldades encontradas por quem empreende, foram apresentados cases de sucesso e fracassos que possam ocorrer no decorrer das atividades.

Os coordenadores da trilha Startups foram Felipe Furlan (empreendedor e co-founder das startups Engage-X e MyBier) e Anderson Araújo (co-founder da Startup Widbook, Partner & CEO da Engage-X).

O que mais me surpreendeu no evento foi a abertura dada pelos coodenadores juntamente com Joseph Bregeiro que também é co-founder na Startup Widbook. No fim do evento realizamos uma roda conversa para troca de experiências e contação de histórias sobre a plataforma Widbook.

Widbook é uma plataforma que conecta autores e leitores de livros eletrônicos, é um raro caso de startup brasileira que ganhou projeção internacional em pouco tempo. Criada em meados de 2012 em Campinas (SP), a Startup chegou a ter um escritório no Vale do Silício em São Francisco nos Estados Unidos e 30 colaboradores diretos.

Qualquer internauta pode se cadastrar e publicar e-books gratuitamente no Widbook. As obras ficam disponíveis para leitura a todos os membros. O acesso pode ser feito no site ou em aplicativos para Andoid e iOS. A plataforma possibilita aos autores liberar a visualização das obras enquanto elas são criadas.

A plataforma foi originalmente desenvolvida como uma ferramenta para que um professor de uma universidade escrevesse e colaborasse com projetos desenvolvidos por ele e seus estudantes. Após atrair a atenção de outros professores e profissionais de educação, os criadores viram ali uma oportunidade de compartilhar esta visão com o mundo e montaram então um time para lançar o Widbook em Junho de 2012. Em janeiro de 2013 a empresa recebeu investimento da W7 Brazil Capital no valor de mais de um milhão de reais e desde então começou a se expandir para a Europa e Estados Unidos.

A Conta Premium no Widbook traz ferramentas importantes para a construção da história, com detalhes exclusivos que podem dar à história novos rumos, além de oferecer uma experiência nova entre escritor e audiência”, conta o co-fundador Joseph Bregeiro.

“O leitor tem a oportunidade de demonstrar sua gratidão ao autor das histórias que ele consome. Diferentemente de plataformas de financiamento coletivo, as histórias no Widbook continuam sendo criadas em um ambiente criativo perfeito e disponibilizadas de forma gratuita para que depois possam trazer lucros aos criadores”, pontua Bregeiro.

A ferramenta conta com doações voluntárias abertas para todos os usuários da comunidade, assim como a conta premium, são realizadas via PayPal.

“Desde que criamos o Widbook, em julho de 2012, visualizamos um ecossistema de criação e consumo, onde as pessoas pudessem iniciar suas obras, publicá-las gratuitamente, interagir com sua audiência, adquirir seguidores, receber feedback e, agora, também podem ganhar pelo seu trabalho sem precisar sair do Widbook”, finaliza Joseph Bregeiro.

As palestras foram gravadas e estão disponíveis no site do evento. Para assistir acesse www.thedevelopersconference.com.br.

Compartilhe isto!