Imagine como é a trajetória de uma alface até chegar ao prato do consumidor final. Cultivada em uma grande fazenda, a alface convencional é colhida e armazenada de forma incorreta para então ser transportada por centenas de quilômetros em um caminhão, no qual outros pés ficam pelo caminho, até chegar a um centro de distribuição. Só então ela será entregue a uma feira ou supermercado e ficará a disposição do cliente final.
Agora imagine se a alface tivesse sido cultivada bem ao lado da casa deste consumidor? Esta é a proposta da Startup BeGreen.
A BeGreen e o Boulevard Shopping de BH se uniram para criar a primeira fazenda urbana da América Latina. Um espaço para cultivar experiências e uma vida mais sustentável, produzindo hortaliças e peixes em consórcio sem prejudicar o meio ambiente, compartilhando conhecimento, comendo o que faz bem e comercializando alimentos agroecológicos.
Plantando e colhendo dentro da cidade, é possível encurtar a distância entre os alimentos e a casa dos consumidores. Sem a necessidade de transportar as hortaliças do campo até grandes centros urbanos, é possível eliminar as perdas que acontecem durante essa jornada.
O modelo de negócio, trata-se de um cultivo que reduz custos operacionais pela proximidade com os consumidores e aumenta a produtividade com a Internet das Coisas. Utilizando uma área 20 vezes menor, a startup pode produzir a mesma quantidade de alimento que uma fazenda convencional de 30 mil metros quadrados, graças à tecnologia de sensores presente na estufa que são monitoradas por um software para regular fatores como umidade, temperatura, PH, entre outros.
Além disso, a produção consome 90% menos água e sem emissão de gás carbônico, já que não há custos logísticos, pois os consumidores compram o alimento diretamente do local de produção.
“A BeGreen Boulevard é mais do que apenas uma produção de hortaliças dentro de um shopping. Ela é um espaço para cultivar experiências e uma vida mais sustentável, produzindo hortaliças sem prejudicar o meio ambiente, compartilhando conhecimento, comendo o que faz bem e comercializando alimentos agroecológicos. Aqui você poderá comprar as folhas produzidas na fazenda e outros produtos agroecológicos, comer bem, visitar as nossas estufas, caminhar ao ar livre e vivenciar novas experiências em eventos e workshops”, diz Giuliano Bitencourt, sócio da Startup em entrevista para o Startupi.
Para este ano de 2017, a Startup BeGreen pretende lançar mais uma fazenda, levando este modelo de cultivo para outros estados, e concretizar um software de gestão de cultivo. “Nosso maior objetivo é mostrar que é possível unir tecnologia e sustentabilidade em prol da sociedade. Ter um negócio produtivo que vai gerar mais empregos, menos lixo, sem prejudicar o meio ambiente”, ressalta Giuliano. Para viabilizar a expansão, a startup está com rodada de captação aberta para levantar R$ 500 mil de investimento seed.
BeGreen – R. Professor Octaviano de Almeida, 44 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG.